terça-feira, 4 de agosto de 2020

O complexo B é um conjunto de oito vitaminas solúveis em água com importante ação no metabolismo celular.

Complexo B

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa

complexo B é um conjunto de oito vitaminas solúveis em água com importante ação no metabolismo celular.

Antigamente, pensava-se que as vitaminas do complexo B, como são conhecidas, eram uma só vitamina, chamada de vitamina B. Depois, pesquisas mostraram que elas eram vitaminas quimicamente distintas que coexistem em alguns alimentos.

Benefícios do Complexo B[editar | editar código-fonte]

As vitaminas do complexo B são as maiores responsáveis pela manutenção da saúde emocional e mental do ser humano. Também podem ser úteis nos casos de depressão e ansiedade. Ajudam a manter a saúde dos nervospeleolhoscabelosfígado e boca, assim como a tonicidade muscular do aparelho gastrointestinal.

Facilita a digestão e absorção dos hidratos de carbonos, das proteínas e da gordura. No estômago, as vitaminas B estimularão a liberação e controlarão a ação do suco gástrico, ajudando na absorção e digestão dos nutrientes e, dessa forma, aumentarão a eficácia de sua dieta. Se você é um esportista ou praticante de atividades físicas que deseja obter o máximo de benefícios da sua dieta, a suplementação com complexo B é indicada.

Lista de vitaminas B[editar | editar código-fonte]

  • Vitamina B1 (Tiamina)- A vitamina é importante para produção de ácido clorídrico e para a formação do sangue. Tem importante função no metabolismo dos carboidratos. Não há problema se for ingerida em excesso, pois ela não se acumula no organismo (é eliminada pelas fezes). A absorção fica prejudicada com o consumo elevado de álcool, que interfere no transporte da substância. A deficiência de vitamina B1 manifesta-se principalmente em pacientes alcoólatras e é denominada beribéri.

Os sintomas principais das falta da tiamina são fadiga, depressãoanorexia e instabilidade emocional. Podem aparecer também sintomas gastrointestinais e insuficiência cardíaca.

  • Vitamina B2 (antes conhecida por vitamina G) - A riboflavina é fundamental no processo metabólico de proteínas, carboidratos e gorduras. A riboflavina também está envolvida nos processos de manutenção da integridade cutânea. Ela é necessária para a formação de hemácias, produção de anticorpos, respiração celular e para o crescimento de forma geral. Alivia a fadiga ocular (vista cansada) e é importante na prevenção e tratamento da catarata.
  • Vitamina B3 - Niacina, incluindo ácido nicotínico e nicotinamida. A vitamina B3 é necessária para a circulação adequada e pele saudável. A Vitamina B3 ajuda no funcionamento do sistema nervoso, no metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas, e na produção de ácido clorídrico para o sistema digestivo. A niacina reduz o colesterol e melhora a circulação.
  • Vitamina B5 - Ácido pantotênico, conhecido como a vitamina anti-stress, a vitamina B5 atua na produção dos hormônios supra-renais e na formação de anticorpos. A utilização de vitaminas auxilia na conversão de lipídeos, carboidratos e proteínas em energia. Esta vitamina é necessária para produzir esteroides vitais e cortisona na glândula supra-renal e é um elemento essencial da coenzima A.
  • Vitamina B6 - A piridoxina participa de mais funções orgânicas do que qualquer outro nutriente isolado. Muitas reações do metabolismo são dependentes da piridoxina. É importante tanto para a saúde física quanto mental. A vitamina B6 é uma coenzima e interfere no metabolismo das proteínas, gorduras e triptofano. Atua na produção de hormônios e é estimulante das funções defensivas das células. Participa no crescimento dos jovens.
  • Vitamina B7 (antes conhecida como vitamina H) - A biotina ajuda no crescimento celular, produção de ácidos graxos, metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas, e na utilização das vitaminas do complexo B. Quantidades suficientes são necessárias para a saúde dos cabelos e pele. A biotina pode evitar a queda de cabelos em alguns homens.
  • Vitamina B9 (antes conhecida como vitamina M ou vitamina Bc) - O ácido fólico, considerado um alimento para o cérebro, o ácido fólico é necessário à produção de energia e formação das hemácias. Atualmente é considerado o Metil Folato como a verdadeira vitamina, e o ácido fólico apenas como sua versão farmacêutica e não isenta de riscos.
  • Vitamina B12 - A cobalamina é necessária na prevenção da anemia. Auxilia na formação e longevidade das células. Essa vitamina também é necessária à digestão apropriada, absorção dos alimentos, síntese de proteínas e metabolismo de carboidratos e lipídeos. Além disto, a vitamina B12 previne danos aos nervos, mantém a fertilidade e promove o crescimento e desenvolvimento normais. É essencial para o funcionamento da célula, principalmente no trato gastrointestinal, medula óssea e tecido nervoso. É necessária para a formação de DNA e afeta a formação de mielina. A deficiência de vitamina B12 é denominada anemia perniciosa.

Fontes de Alimentos do Complexo B[editar | editar código-fonte]

  • Vitamina B1 (Tiamina)

Cereais integrais, leite, ovos, carne vermelha , fígado e frutas como a laranja.

  • Vitamina B2 (Riboflavina)

Vegetais, grãos, leveduras, leite e derivados, carne, fígado e síntese por bactérias intestinais.

  • Vitamina B3 (Niacina)

Leite e derivados, germe de trigo, gema de ovo, carne e fígado.

  • Vitamina B5 (Ácido Pantotênico)

Carnes vermelhas, fígado, rins, germe de trigo, brócolis, batata e tomate.

  • Vitamina B6 (Piridoxina)

Vegetais, grãos integrais, germe de trigo, leite, ovos, fígado e carne.

  • Vitamina B7 (Biotina)

Vegetais (principalmente legumes) e carne.

  • Vitamina B9 (Ácido Fólico)

Vegetais folhosos, nozes, legumes, laranja, grãos integrais, milho, amendoim e miúdos.

  • Vitamina B12 (Cobalamina)

Leite e ovos, fígado, músculos, produção por bactérias intestinais.

Substâncias relacionadas[editar | editar código-fonte]

Existem nutrientes que já foram reconhecidos como vitaminas B, mas que agora apenas formam os intervalos existentes na lista das consideradas verdadeiras vitaminas b.

Referências


Ícone de esboçoEste artigo sobre Bioquímica é um esboço relacionado ao Projeto Química. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Nenhum comentário:

Postar um comentário