quarta-feira, 5 de abril de 2017

Levedo de cerveja – 8 benefícios desse superalimento

Além de ser uma ótima fonte de vitaminas do complexo B, o levedo de cerveja é rico em proteínas e pode ser incorporado a dietas para hipertrofia e emagrecimento.

Manter uma alimentação saudável pode ser bastante difícil, principalmente para quem tem uma vida corrida e não tem tempo de fazer a sua própria comida. Acaba se alimentando em restaurantes com comidas extremamente calóricas ou, pior ainda, nos fest foods da vida. Porém, há alguns alimentos que merecem estar no cardápio de todas as pessoas por causa do seu incrível valor nutricional. E para aqueles que não têm tempo, os suplementos alimentares são uma ótima escolha.

Para que serve o levedo de cerveja

O levedo de cerveja, também conhecido como cevada ou levedura de cerveja é um alimento altamente nutritivo e que merece ser incluído na dieta. Um de seus grandes benefícios é o fato de melhorar o sistema imunológico além de ajudar com outros problemas como queda de cabelo, acne e diabetes. Veja agora o grande poder de ação que essa substância tem no nosso organismo.

Os benefícios do levedo de cerveja

Ele é um tipo de fungo responsável pela fermentação do açúcar dos cereais como a cevada, o malte, o arroz e o trigo. O levedo é retirado após a fermentação da cerveja. Os benefícios dessa substância são conhecidos desde os tempos da Grécia Antiga. Ele já era até mesmo utilizado no tratamento de doenças. Veja a seguir os inúmeros benefícios que o levedo de cerveja pode oferecer para a saúde.
1° Muitos nutrientes: 
Cálcio (699 mg), zinco (9,68 mg), ferro (10,59 mg), vitaminas do complexo B, fósforo, potássio, selênio (0,5 mg) cromo e ferro.
2° Ideal para quem faz musculação: 
O levedo de cerveja possui uma grande quantidade de proteínas (apresenta 80 a 85 % do valor nutricional da caseína) sendo ideal para quem pratica musculação e visa o ganho de massa muscular. Também é uma boa opção para os vegetarianos.
3°Desintoxica o organismo: 
O levedo auxilia a desintoxicar o organismo, auxilia na regulação do intestino melhorando o processo digestivo.4° Sistema nervoso: Ele também consegue manter o sistema nervoso equilibrado o que ajuda a evitar o cansaço mental e físico que sentimos por causa da agitação do dia a dia.
5º Deficiência de vitaminasSe você constantemente sofre com formigamentos na musculatura, pode ser que esteja com deficiência de algumas vitaminas, como a B9 e a B12. Nesse caso, a levedura também pode colaborar para o equilíbrio dos nervos.
5° Guardião da beleza: 
Para quer manter os cabelos saudáveis e ter unhas fortes, o levedo de cerveja é um santo remédio. Também é ótimo para manter a pele limpa e sem acne e ainda retarda o envelhecimento e o aparecimento de rugas.
6° Ação energética: 
Ele ajuda a converter o carboidrato comum é glicose para ser utilizada pelo organismo. O levedo de cerveja pode ser indicado para atletas ou praticantes de atividades físicas, pois quando combinado com alguns tipos de suplementos aumenta a resistência física oferecendo um maior aporte de energia.
7° Para diabéticos: 
O
 levedo ajuda a combater os níveis de glicose no sangue. 
8° Combate o colesterol alto:
Um dos motivos pelos quais o levedo de cerveja é recomendado também para portadores de Diabetes é que, além da redução de glicose no sangue como explicado agora pouco, ele é responsável por fazer um jogo de desequilíbrio entre o LDL e o HDL, de modo que o HDL aumente ao passo que o LDL (o colesterol ruim) diminua. O que passa a ser indicado também para pessoas que estão com o colesterol alto.
Cromo e suas funções
O levedo de cerveja é rico em cromo, o que explica sua recomendação para portadores de diabéticos.                                                                                                            Quando o corpo está com falta deste nutriente, ocorre a chamada insensibilidade à insulina. Quando isso acontece, o açúcar proveniente dos carboidratos acaba sendo rapidamente absorvido pelas células.
Isso se reflete em dois problemas: perda de apetite e acúmulo de gordura no corpo. Conforme a idade avança, a quantidade natural de cromo no organismo diminui.
Infelizmente, cerca de 85% das pessoas acima de 60 anos no Brasil possui essa deficiência. E isso não se deve apenas a idade, mas principalmente à alimentação.
Outro problema é que grande parte do cromo presente nos alimentos, assim como no levedo de cerveja, acaba sendo excretada do organismo e possui difícil absorção. A melhor maneira de driblar esse problema seria consumir mais alimentos com o teor mais alto de cromo.
Ele pode ser encontrado no trigo, no espinafre, queijo, legumes ricos em vitamina C, banana e grãos, mas uma das principais fontes é o levedo de cerveja.

Outras vantagens do levedo de cerveja

Os suplementos produzidos à base de levedo de cerveja possuem quantidades consideráveis de proteínas, sendo uma excelente fonte de proteínas para vegetarianos.
Além disso, a grande maioria desses suplementos custa bem mais barato do que os suplementos de proteínas do tipo Whey Protein.
Como possui quantidades altas de cromo, é natural que a pessoa acabe se sentindo mais saciada com menos alimento. Assim, não só ganha massa magra por causa da ação das proteínas como também diminui a quantidade de alimentos com “calorias vazias”, ingeridos diariamente.
Estudos apontam que alguns componentes do levedo de cerveja também podem atuar no sistema nervoso, mais especificamente sobre a ação de alguns hormônios.
Isso se deve ao fato de que o consumo regular do levedo pode diminuir quadros de estresse, ansiedade e até mesmo de depressão.
Alguns estudos também apontam que o levedo de cerveja, quando incrementado na dieta, permite que as chances de uma mulher perder a fertilidade diminuam.
Mesmo que hoje em dia já existam diversas tecnologias para reverter o processo, uma dieta bem equilibrada poderia evitar a infertilidade de maneira natural.
O levedo é um alimento que pode ser consumido de diversas maneiras, não só como suplemento. A farinha de levedo pode ser consumida até mesmo com sucos naturais, em saladas ou misturada com shakes.
No entanto, não é bom exagerar na dose. Mesmo que traga muitos benefícios à saúde, o exagero não garante que eles aumentem. A dose ideal recomendada é de duas colheres de sopa por dia.

Indicações

Além das citadas nos benefícios do levedo onde é recomendado no tratamento de acne e até para diabéticos, ele também é indicado para:
  • Para combater a anemia;
  • prisões de ventre;
  • para aumentar o apetite;
  • diarreias e prisão de ventre;
  • nervosismo e estresse;
  • TPM;
  • no auxilio de infecções do trato respiratório, como gripes e resfriados;
  • síndrome do túnel carpal;
  • hipoglicemia.

Levedo de cerveja engorda ou emagrece?

Por se tratar de um suplemento rico em nutrientes em com quantidade significativa de proteínas de alto valor biológico, o levedo de cerveja sempre causou a impressão de ser um complemento apenas para quem quer engordar, já que é indicado para “abrir o apetite”.
Apesar de ainda não ter estudos que evidencie isso, mas por ser rico em vários nutrientes, o levedo causa maior saciedade, não tendo a necessidade de exagerar na alimentação e evitando as “beliscadas” ao longo do dia, resultado assim no emagrecimento.
Devemos Levar em consideração, claro, que a pessoa esteja seguindo uma dieta balanceada e praticando atividades físicas para que ocorra o emagrecimento.
Outro motivo pelo qual o levedo de cerveja é mal interpretado pela maioria das pessoas se deve ao fato de que a cerveja engorda.
Porém, o levedo não tem nada a ver com isso. O que faz as pessoas ganharem uns quilinhos a mais é o álcool etílico, e não o levedo.
O levedo de cerveja não só faz bem à saúde como também tem sido amplamente utilizado como suplemento natural. E não é para menos. Possui vários benefícios à saúde e pode ser consumido de diversas maneiras.
O Levedo de cerveja durante estudos apresentou uma boa quantidade de cromo, que como já explicado aqui no site, esse componente auxilia também na redução de gordura corporal. 

Melhor forma para consumir o Levedo de Cerveja

O levedo de cerveja pode ser encontrado em pó ou em comprimidos. Na primeira opção é um ótimo acompanhante de vitaminas, sucos, saladas, iogurtes e frutas. Você também pode misturar com água para tomar ou então misturar na comida no momento da refeição.
O ideal é não consumir quando estiver quente para evitar a fermentação. Portanto, se for jogar na comida espere para que ela fique morna e só assim acrescente a substância. Para quem não gosta muito do sabor, que é um pouco amargo, a versão em comprimidos ou cápsulas é a mais indicada por facilitar a forma de consumo.

Levedo de cerveja – Quantidade recomendada e como tomar

A quantidade ideal para ser ingerida por dia é de 1 colher de sopa. Quando em comprimidos os cápsulas, vai depender da quantidade por dose, na qual o fabricante informa na embalagem, inclusive a quantidade recomendada para consumir. Por exemplo, em embalagens com comprimidos de 650mg, o recomendado na embalagem são 3 comprimidos 3 vezes ao dia, durante as principais refeições.

Contraindicações e efeitos colaterais

Não há estudos que comprovem efeitos adversos graves com o uso do levedo de cerveja e nem pessoas que sejam restritas a este alimento exceto os pacientes que apresentam hiperuricemia (altos níveis de ácido úrico no sangue) por causa do grande teor de proteínas que o levedo apresenta. Porém, é importante estar sempre com acompanhamento de um médico ou nutricionista para que estes possam fazer uma avaliação criteriosa sobre como inclui-lo na sua alimentação.
Alguns efeitos colaterais relatados que podem aparecer são: inchaço, problemas estomacais e flatulências.  Fonte:http://www.treinomestre.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário