segunda-feira, 1 de julho de 2019

FOLHA DE LIMÃO - O BEM QUE FAZ!

Folha-de-limão
A gente sempre fala de chá de limão, chá de laranja, onde se usa a casca, o suco, os gomos mas, nos esquecemos de falar do chá das folhas. E acontece que as folhas dos cítricos têm uma enorme quantidade de óleos essenciais e outros componentes igualmente benéficos para seu organismo.

Minha avó fazia chá de folha de laranjeira, e da flor, também. Aliás, a água da flor de laranjeira também é usada desde tempos imemoriais em rituais e na culinária assim como nas medicinas ancestrais, especialmente dos povos mediterrânicos.

Bem, mas como eu dizia, minha avó fazia chá de folha de laranjeira quando tinha alguém nervoso em casa. Ela não fervia as folhas, usava só em infusão, e também não deixava a folha perdida dentro do bule - dizia que fermentava e ficava com gosto ruim.
O limão, a laranja, a mexerica, e todas suas variedades são todos primos da família Rutaceae e todos se chamam Citrus qualquer coisa. Citrus, em latim, quer dizer limão e assim, todas as frutas cítricas são parentes sendo o limão a mais cítrica de todas. Os frutos cítricos são originários do sudeste da Ásia -  onde ainda é possível encontrar variedades silvestres - primitivas - de limoeiros. Também se usa, no Brasil, o limão-bravo (Siparuna apiosyce) que, apesar de ser de outra família botânica tem propriedades curativas semelhantes às dos limões.
Existem cerca de 70 variedades de limão em todo o mundo, porém as mais conhecidas por nós, brasileiros, são: limão Tahiti (Citrus latifolia), Limão-Siciliano (Citrus limon) , Limão-Galego (Citrus aurantifolia), Limão-Cravo (Citrus limonia).
O limão Tahiti, que é um híbrido de lima-da-pérsia e limão-cravo, é o de maior expressão comercial. E o mais engraçado é que, de todos os tipos que nós, brasileiros chamamos de limão são, na verdade, limas. O único limão verdadeiro que temos por aqui é o Siciliano.
Fonte foto 
Com sua riqueza em vitamina C e óleos essenciais, os cítricos são usados nas medicinas populares para tratamento de afecções respiratórias, enfraquecimentos do organismo, e até para afinamento do sangue pois, também são riquíssimos em antioxidantes. Mas, limões também são anti-inflamatórios e ajudam na redução da irritação do pulmão.
Encontrei, pesquisando pela internet, algumas receitas de chás com folhas e flores de limão e laranja.

Chá com folhas de limoeiro e mel para tratamento de pneumonia

 
cha limao folhas
 

Ingredientes

* 15g de folhas de limoeiro
* ½ litro de água
* 1 colher de sopa de mel

Modo de preparo

* Em uma panela, coloque as folhas de limoeiro e a água para ferver, durante aproximadamente 10 minutos. Após isso, deixe esfriar, coe e adicione o mel. Beba três xícaras deste chá ao dia.
* O mel, anti séptico, emoliente, é um poderoso diluidor de catarroVeja aqui mais qualidades d’O MEL, MARAVILHA DA NATUREZA E SEU USO NA CURA
* Chá de folha de laranjeira com mel tem ação calmante e relaxante, induzindo ao sono levemente. Este chá é ótimo nos casos de ansiedade, no combate às enxaquecas e no alívio do estresse.

Chá de folhas de laranja ou limoeiro

 

Ingredientes

* 5 folhas de laranjeira ou limoeiro
* 600 ml de água
* mel para adoçar

Modo de fazer

Siga o modo de preparo acima
* Para o mesmo efeito você pode fazer o chá só com flores, de limão ou de laranja, de mexerica ou de lima, enfim, flores de frutas cítricas são excelentes calmantes e suaves indutores do sono.

Chá de folha de limão para problemas digestivos

Tome uma xícara de chá após cada refeição, almoço e jantar, e terá grande alívio.

Chá de folha de limão-bravo

Este chá de folhas do limão-bravo é indicado para problemas gástricos e respiratórios. (bronquite, dispepsia, embaraço gástrico, gases, laringite, tosse seca).

Faça assim

* 2 colheres de sopa de folhas frescas para meio litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue.
* Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.
* Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.
Esta receita também pode ser feita, para o mesmo fim, com folhas de limão-cravo.
cha de limao
Fonte foto 

Bem, o importante é que você escolha bem as folhas de limão, lima ou laranja, para seu chá. Prefira sempre folhas intactas, sem enrugações (características de picadas de insetos que sugam a seiva) ou amarronzadas (indicam falta de algum micronutriente, portanto, uma planta não tão saudável).   

Nenhum comentário:

Postar um comentário